terça-feira, 1 de abril de 2008

 

SNOWTRIP RUA-X / SURFUNA: reportagem


Snowtrip RUA-X / Surfuna

Trailer do futuro DVD da viagem

Foi em grande estilo que terminou a SNOWTRIP RUA-X / Surfuna aos picos de Pas de La Casa em Andorra. Entre os dias 24 e 30 de Março, 21 participantes deslizaram em êxtase pela neve fantástica que cobria as encostas da maior estância do Pirenéus.

Com uma viagem atribulada devido ao intenso trânsito por toda a Espanha, a chegada foi ainda marcada pelas condições meteorológicas muito complicadas que causaram o bloqueio de quase todos os carros da comitiva do Algarve já próximo da estância. Foi assim debaixo de um intenso nevão que às 4 da manhã nos deitámos finalmente, após umas esgotantes18 horas de viagem.

Mas o panorama ao acordar fez esquecer as dificuldades da travessia ibérica: um fabuloso manto branco de neve virgem cobria toda a encosta Norte do Coll Blanc e fazia antever uma grande semana de diversão.

Neste primeiro dia, os mais inexperientes foram dirigidos para as aulas de ski e snowboard previamente combinadas, enquanto que os menos ‘verdes’ seguiram para a exploração dos 200km de pistas da estância de Grandvalira.

No final do dia, uma tenda de boas-vindas na base das pistas com chocolate quente acolhia os 4000 portugueses e restantes esquiadores e snowboarders de muitas nacionalidades.

Após alguns dias de adaptação, aprendizagem e muitas quedas, houve lugar para uma competição de boardercross, com prémios de nível profissional:

1º lugar: uma viagem à Argentina
2º lugar: uma viagem aos Alpes
3º lugar: uma tábua de snowboard

Com uma participação de cerca de 70 riders, 8 dos quais vindos do Algarve, a competição teve lugar numa pista especialmente feita para a prova na primeira secção da pista de Isards. Num formato inovador, o evento dividiu-se nas categorias de ski e snowboard e na finalíssima os vencedores de cada categoria defrontaram-se directamente para disputar a viagem à Argentina.

A primeira curva da pista acabou por ser fatal a quase todos os competidores do Algarve, sendo João Saraiva o único elemento da comitiva a avançar até aos quartos de final em snowboard, onde foi vencido por Jorge Marques que viria a disputar a final desta categoria.
João Saraiva e Soraia Santos

O jovem skater/snowboarder João Allan levou a melhor na final das pranchas, enquanto que no ski foi Stephane Catarino que venceu. Na emocionante finalíssima mista, o ski levou a melhor e assim Stephane Catarino vai desfrutar de uma semana nas montanhas Argentinas. João Allan não ficou a perder por muito, já que com este 2º lugar absoluto vai aos Alpes na próxima temporada.

A prova foi seguida de perto pelo programa Zona Radical da Sport TV, não percam as actualizações no site www.zonaradical.pt .

Outro ponto alto desta viagem foram as festas recheadas de boa disposição e convívio na noite de Pas de La Casa. 
Um apontamento curioso é o apertado controle na venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos que é empreendido pelas casas nocturnas locais. Embora sob grandes protestos de alguns menores mais afoitos, uma medida destas é sempre de louvar.

Num dos finais de tarde, o nosso grupo aproveitou a muita neve que se acumulou no terraço dos apartamentos e construiu um mega boneco de neve, que fez um sucesso tremendo entre os turistas que aplaudiam das varandas. Foi tanto o sucesso que alguns estranhos mais abrutalhados acabaram por destruir a nossa criação enquanto estávamos fora. Fica o apontamento de desagrado a esta coisa feia que é a inveja.


No último dia neve, o Sol brilhou e brindou-nos com uma temperatura primaveril para as últimas descidas da estação. Uma das pistas mais louvadas de Grandvalira fez jus à sua fama e deixou muitos de nós extasiados com a paisagem e a velocidade que proporciona. Embora de acesso um pouco complicado, a ‘Granota’ foi a pista rainha desta viagem.

Ainda houve tempo para ver os melhores snowboarders do mundo na ‘Total Fight’, prova do circuito mundial de snowboard no snowpark de El Tarter. O Finlandês Ville Uotila levou para casa o troféu desta importante prova mas todos os riders que vimos tinham um nível realmente de outro mundo...

No final ficou a vontade de voltar a ter a sensação mágica de deslizar pela neve. Mas isso... só para o ano! Não percam a próxima edição da SNOWTRIP RUA-X / Surfuna!

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]