terça-feira, 7 de agosto de 2007

 

RUA-X 2 Ago 07

KITE
KITE MASTERS PORTIMÃO 07

Bruno Sroka e Kevin Langeree vencem o Kite Masters Portimão Race World Tour 07

Acabou no Sábado o Kite Masters Portimão World Tour, com o anúncio oficial dos vencedores e a cerimónia de entrega dos prémios. Assim sendo, o francês Bruno Sroka foi o grande vencedor desta prova, Sami Gali de Espanha ficou logo atrás em segundo lugar e o terceiro classificado foi o mexicano Sean Farley. O melhor português foi Francisco Lufinha numa excelente 6ª posição, logo seguido do campeão nacional Arnaud Dussen.
Nas senhoras, Steph Bridge do Reino Unido venceu destacada , deixando a espanhola Ângela Peral na segunda posição e a holandesa Jalou Langeree no terceiro lugar.
Mas o ponto alto da tarde foi o anúncio dos vencedores na categoria de Freestyle, cujas fases finais se realizaram ontem tanto na categoria masculina como feminina. E o campeão deste Kite Masters em Freestyle foi o ‘holandês voador’ Kevin Langeree, que bateu na final o italiano Alberto Rondina. Em terceiro lugar ficou o sorridente espanhol Abel Lago.
Nas senhoras, o troféu do primeiro posto ficou em Espanha com Ângela Peral. Logo atrás o segundo lugar foi resgatado por Jalou Langeree e o terceiro lugar do pódio ficou com Ania Grzelinksa da Polónia. As três meninas vencedoras dos troféus mostraram-se muito felizes com o resultado, principalmente Peral que exclamou “teria ficado contente com um quinto ou quarto lugar! Este resultado é muito bom”. Excelente prestação de Peral e de Langeree, que somam presenças no pódio nas duas categorias em prova.
Na entrega dos prémios estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Portimão Dr. Manuel Luz, o Vice-Presidente do Executivo Camarário Dr. Luís Carito e o Director da PKRA Maurício Toscano. Em entrevista, o edil de Portimão afirmou que “a aposta no Kitesurf é para continuar, já que estas praias são locais de excepção para a prática da modalidade e merecem ser dinamizadas com eventos deste tipo”.
Termina assim em grande o Kite Masters Portimão World Tour 07, uma organização Gest Group com o apoio Air Italy, LastMinute, Coca-cola, Record, Antena3, TV Cabo, ExpoArade e Allgarve. Espera-se o regresso em 2008 do melhor Kitesurf mundial!


SURF
INTERNACIONAL

MICHEL DEMONT CAMPEÃO EUROPEU LONGBOARD ASP 2007
A jogar em casa, os locais da Polinésia Francesa Michel Demont e Heifara-Jean Tahutini foram superiores a nomes como Bonga Perkins ou Eduardo Bagé, para disputarem uma final caseira. Foi o coroar do novo campeão europeu ASP, e um final em grande de uma etapa que contava para o calendário WLT 4*.
O duelo de titãs dos quartos-de-final man-on-man aconteceu quando Michel Demont defrontou Bonga Perkins. Num heat renhido até ao último minuto, Demont utilizou a sua prioridade para conseguir controlar o heat deixando Bonga no outside à espera da onda que nunca veio, que lhe daria passagem para as meias-finais.
A surpresa do campeonato, o local Heifara-Jean Tahutini, alcançou a final após derrotar o brasileiro Eduardo Bagé na primeira meia-final. No início do heat, o brasileiro parecia muito confiante arrancando um 7.25. Calmamente, Tahutini foi surfando onda atrás de onda, até apanhar Bagé , começou a encontrar umas esquerdas que lhe deram espaço para aumentar o seu score e vencer um heat que à partida parecia muito difícil. Na segunda meia-final, o australiano Jackson Close não teve surf para a experiência de Demont.

Num heat, que apesar de ser uma final, foi surfado muito relaxadamente por parte dos atletas, foi a segurança de Michel Demont que fez a diferença, surfando radicalmente com grandes re-entries e bons noserides em zonas críticas. Para Heifara-Jean Tahutini, este foi o seu grande resultado da sua carreira.

Michel Demont tornou-se no campeão europeu 2007 ASP e o título do OPT-Tahiti Pro Longboard perante uma série de adversários internacionais de grande nível, incluindo o ex-campeão do mundo Bonga Perkins (Haw). Um evento que correu muito bem e que esperemos que se realize outra vez para o ano.

YUMEYA BILLABONG PRO TAHARA , JAPÃO.

Teve início, 3ª feira, mais uma etapa de 6 estrelas a contar para o circuito WQS o YUMEYA BILLABONG PRO TAHARA, com um prize money total de 125 mil dólares e o português Tiago Pires, actual líder do ranking, está presente, numa prova que já venceu numa anterior edição!

Encontram-se actualmente no Japão, até ao próximo Domingo, dia 5 de Agosto, alguns dos melhores surfistas do Mundo para mais uma grande disputa para levar para casa valiosos pontos que permitirão alcançar um lugar entre o Top 16, com o consequente acesso ao WCT.

Adicionalmente o YUMEYA BILLABONG PRO JUNIOR TAHARA está também a decorrer em simultâneo com a prova principal.

O nosso “Saca” passou já ao round de 48 surfistas, ao lado do Australiano Rhys Bombacci e eliminando o americano Danny Melhado e Maz Quinn da Nova Zelândia.

Acompanha tudo em:
http://www.aspworldtour.com/tahara/


NACIONAL
Nicolau Von Rupp e Francisca Pereira dos Santos vencem a sexta etapa do Campeonato Nacional de Surf Buondi 2007, na praia grande!

Como previsto, o último dia do Fiat Pro, foi o que contou com as melhores ondas! Dos quartos-de-final até à final Open, passando pela final feminina e pela Red Bull Expression Session, assistiu-se a um verdadeiro espectáculo na Praia Grande, sendo o ponto alto, claramente, o último heat da prova Open, que sinalizou a renovação do surf nacional competitivo.

Nicolau Von Rupp, com 16 anos, e Miguel Ximenez, com 21 anos, protagonizaram a final mais jovem dos últimos tempos. Nicolau acabou por vencer, numa praia onde é local e onde esteve sempre rodeado de amigos e família.

A vitória foi decidida nos minutos iniciais, com Nicolau a conseguir a sua pontuação final nas duas primeiras ondas do heat. Mas Nicolau não teve vida fácil para chegar até ali, eliminando João Guedes nos quartos-de-final, naquele que terá sido o melhor heat da prova. Nicolau eliminou também João Antunes numa meia-final muito disputada, depois de ter perdido na mesma fase para o mesmo atleta, na etapa anterior. Antunes somou assim um terceiro lugar à sua pontuação geral, ex-aequo com David Luís, após terem eliminado José Gregório e Ruben Gonzalez nos quartos de final, respectivamente, em duas baterias muito renhidas. Gregório, Gonzalez, Guedes e Mica Lourenço foram os quintos classificados, o que deixou o top 5 do ranking nacional muito disputado neste momento.

Na competição feminina continua a confirmar-se a renovação, com Francisca Pereira dos Santos a encabeçar uma geração que aos poucos vai ocupando um lugar de relevo no surf nacional. Francisca, de 17 anos, ganhou pela terceira vez este ano uma etapa do nacional, hoje com uma grande réplica de Joana Rocha. As duas deixaram Patrícia Lopes e Filipa Prudêncio bem longe dos lugares cimeiros, respectivamente em terceiro e quarto lugar. Francisca, mesmo depois de mais uma vitória, não quer dar um passo maior do que a perna. "Acho que não está nada ganho ainda, pode ficar decidido na próxima etapa, mas não quero pensar muito nisso," comentou a atleta, que já nem parece nervosa nas finais. "Estava calma, não quis escolher as maiores ondas, porque fechavam, escolhia as intermédias e tentava manobrá-las bem."

A Red Bull Expression Session, foi ganha por Nuno Silva, com um bom aéreo de front side. Nuno levou 250 euros de prémio para casa e "vingou-se" assim do mau resultado na prova principal.

O Campeonato Nacional volta à àgua em Setembro, em Peniche.


TAÇA DE PORTUGAL DE SURF

Quinta dos Lombos domina
Chegou ao fim a 10ª edição da Taça de Portugal, com a equipa do Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos a sagrar-se vencedora incontestável.
Esta é a mais importante prova do calendário nacional organizada pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), e que engloba as modalidades de Surf, Bodyboard, Longboard e Kneeboard.

Em ambiente de festa, a praia do Baleal, em Peniche, recebeu milhares de pessoas para assistirem à finalíssima, juntando-se assim às centenas de praticantes já presentes.

Assim, em termos de ranking por equipas, subiram ao pódio as quatro primeiras classificadas, nomeadamente: Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (14.624 pontos), Clube Naval Povoense (11.426 pontos), Clube de Desportos Alternativos da Nazaré (10.708 pontos) e Península de Peniche Surf Clube (9.472 pontos).

A Taça de Portugal 2007 reuniu nesta edição 213 atletas (195 em 2006), distribuídos por 10 clubes compostos por equipas completas, oriundos de todo o território nacional - para as quatro modalidades, estiveram em competição um total de 14 categorias.

Para Guilherme Bastos, presidente da FPS, o êxito da Taça de Portugal "é mais uma prova de que estas modalidades têm um papel preponderante na sociedade", uma observação corroborada por Jorge Amador, vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche, principal patrocinador da prova, que fez ainda questão de frisar que a cidade se "identifica na totalidade com estes desportos tão saudáveis."

Importa referir que a Taça de Portugal é considerada como um verdadeiro "balão de ensaio" para competições de maior relevo a nível internacional, já que segue exactamente as mesmas directrizes e um formato idêntico das suas congéneres europeia e mundial. Portanto, e por aqui se terem reunido clubes vindos de Norte a Sul do país que se empenham em força na formação de jovens promessas, este evento é um peça essencial na divulgação e promoção destas modalidades.

E um bom exemplo deste esforço é o facto de a Selecção Nacional ter-se sagrado tri-campeã da Europa no EUROSURF 2007, recentemente levado a cabo em Anglet, França, aguardando-se agora por um desempenho também vitorioso dos atletas portugueses no já tão próximo Sintra Portugal Pro 2007, entre 22 e 26 de Agosto, na Praia Grande, Sintra.

BODYBOARD
NACIONAL

BOOGIE CHICKS
Terminou hoje na Praia da Lagoa em Porto da Cruz, na Madeira a segunda edição do Garnier Boogie Chicks deste ano.
Esta praia acolheu-nos com excelentes condições à semelhança de todos os madeirenses. Estiveram ondas de meio metro com condições excelentes para a prática e aprendizagem do Bodyboard e isso reflectiu-se no excelente nível observado no campeonato Garnier Boogie Chicks. Tanto na competição profissional como na de iniciadas, todas as participantes mostraram muita garra e dedicação. Não foram excepção as participantes madeirenses que marcaram presença nas duas finais.


Final Iniciadas
1º Inês Morais
2º Catarina Martins
3º Constança Tenreiro
4º Ana Jardim



Final Profissionais
1º Rita Amaral
2º Carina Carvalho
3º Maria João Lourenço
4º Rute Grilo


Para além do campeonato, foram pontos altos do dia o concurso Land Rover Tag Team, sempre animado e muito disputado, ganho pela equipa das Pekarruchas composto por Maria João Lourenço, Inês Morais e Rita Amaral e a entrega de prémios onde foram nomeadas as que mais se destacaram neste evento e feitos sorteios. A aula de aeróbica veio aquecer ainda mais o dia, assim como o divertido concurso de penteados styling.


SKATE
INTERNACIONAL

WSC Roterdão 2007
A cidade holandesa de Roterdão recebeu nos passados dias 27,28 e 29 de Julho o VANS WSC 2007, um campeonato com muito dinheiro em jogo e muitos skaters que normalmente não competem.
O grande vencedor no street foi o filandês Arto Saari e no vert o Rune Gliffberg, os portugueses Hélder Lima e Ruben Rodrigues também estiveram presentes passando ás meias finais.

Resultados Finais

Street
1 Arto Saari, Huntington Beach, USA
2 Ondrej Leskoviansky, Noja Dubnica, SLO
3 Dominik Dietrich, Telfs, AUT
4 Axel Crysberghs, BEL
5 David Gonzalez ,Columbia
6 Chris Pfanner, Barcelona, SPA
7 David Loy, Santa Ana, USA
8 Anthony Schultz, Carlsbad, USA
9 Freddy Austbo, Stavanger, NOR
10 Tim Zom, Rotterdam, NL
31 Ruben Rodrigues, Lisbon, POR
32 Helder Lima, Lisbon, POR

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]