quinta-feira, 14 de junho de 2007

 
ECOLOGIA

ABAIXO-ASSINADO EM DEFESA DO MAR DOS AÇORES
O movimento S.O.S. - Cabo da Praia é um movimento cívico, que pretende alertar para o risco potencial a que a população, que frequenta o espaço marinho e terrestre envolvente ao troço costeiro de Santa Catarina, está actualmente sujeita.
Este risco potencial de saúde pública poderá resultar do possível contacto directo com a água marinha contaminada pelas descargas deficientes das ETARs do Parque Industrial/Matadouro da Praia da Vitória, mas também por possível contacto indirecto, por inalação de aerossóis biológicos, potencialmente patogénicos, quando frequenta a zona envolvente às descargas.
O movimento S.O.S. - Cabo da Praia é um movimento cívico, que pretende alertar para o risco potencial a que a população, que frequenta o espaço marinho e terrestre envolvente ao troço costeiro de Santa Catarina, está actualmente sujeita.
É necessário sermos activos na resolução deste problema, para que possamos todos nós num futuro próximo, usufruir da maravilha que é o mar dos Açores - pois presentemente, aquele local, é um autêntico esgoto.

Abaixo-Assinado:
LINK >> http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/47

SURF
INTERNACIONAL

ASP Australasia 5 Star Prime WQS - Maldives presents SriLankan Airlines Pro
No dia de hoje, por volta das 9h da manhã, em ondas de 1m, um pouco desordenadas, o português Tiago Pires, passou mais um heat (heat 4 do Round 5) com grande determinação.
O brasileiro Leonardo Neves liderou o heat do princípio ao fim, competindo muito bem, com grande constância e terminou com a pontuação total de 15.67 (7.50 + 8.17). Tiago, nunca desistiu, ripostando sempre, terminando em 2º lugar com um total de 13.44 (7.67 + 5.77). O espanhol Hodei Collazo, apesar das várias tentativas, ficou-se pela 3ª posição, com um total de 10.26 (5.33 + 4.93).

O início do seu heat, não correu de feição para Tiago Pires, ao não conseguir encontrar as ondas certas, pontuando somente ondas inferiores a 2 pontos. Ao contrário, o brasileiro Leonardo Neves, marcou logo a sua posição ao executar uma onda bem surfada que lhe valeu a nota de 6.33, seguida de um 7.50. Tiago ripostou, a cinco minutos do fim, com uma onda de 4.17, passando assim para 2º lugar. De seguida, apanhou mais uma onda, manobrando com segurança e muito power, convencendo os juízes, que lhe conferiram a nota de 7.67 (a sua melhor onda do heat). Leonardo que se encontrava na liderança, não descansou enquanto não consolidou a sua posição, atacando com mais duas boas ondas, de 6.83 e 8.17. Não intimidado, a cerca de dois minutos do fim, Tiago apanhou mais uma onda (de 5.77 pontos), que o aproximou ainda mais do líder.
Continua a acompanhar a etapa no site: link disponível no rua-x-blogspot.com
http://live.coastalwatch.com/livecam1.aspx?eid=14328&qryL=english

NACIONAL
Foi um dia sensacional de surf em Ribeira d’Ilhas, para o último dia do Arnette Pro, a quarta etapa do Campeonato Nacional de Surf Buondi 2007, que se realizou no passado fim de semana

As ondas entre um metro e meio e dois metros fizeram as delícias dos competidores e de todos aqueles que assistiam na praia.

Os campeões nacionais em título, Ruben Gonzalez e Patrícia Lopes, venceram esta etapa de ondas perfeitas, com um surf muito ajustado às condições do mar.
Ruben Gonzalez foi campeão em 2006 sem sentir o sabor da vitória numa etapa. Desta feita, foi desde o heat inicial que Ruben parecia querer vencer a prova. O surfista do Guincho está a regressar um bom momento de forma e isso foi evidente em Ribeira d’Ilhas. Na meia final contra José Gregório, Ruben conseguiu a melhor pontuação total do campeonato, que lhe valeu o Fiat Top Score – a competição que premia o surfista com o maior total global da competição.
Gregório foi assim terceiro classificado no Arnette Pro, ex-aequo com outro atleta da mesma geração, Rodrigo Herédia, ambos com excelentes exibições nesta etapa, que foi a primeira do ano para Herédia.
Na final, Ruben Gonzalez começou mal, partindo o tail da prancha na primeira onda que surfou. Mas levou ainda a mlehor sobre os segundo classificado João Antunes.
Patrícia Lopes que, como Ruben Gonzalez, é a actual campeão nacional em título, ainda não tinha obtido uma vitória este ano.
Francisca Pereira dos Santos ficou em segundo lugar, mas ainda assim conseguiu obter a onda mais pontuada da final, um 8.67, que aliado a um 5.58 fez um total de 14.50 - insuficientes para obter a sua terceira vitória consecutiva no campeonato, no entanto. Joana Rocha ficou no terceiro posto e Joana Andrade obteve a quarta posição.

WINDSURF

Taça do Mundo PWA Guincho Wave Contest 2007 – Segundo Dia
6 de junho O génio dos aerials Victor Fernandez (Fanatic / Simmer) apodera-se da eliminatória com uma vitória crucial sobre o Campeão do Mundo de 2005, Kauli Seadi (Quatro / Naish) sob condições pouco vantajosas.

Daida Moreno (North) arranca a temporada com uma vitória inquestionável sobre a sua principal rival, Karin Jaggi (F2 / North).
Os 15-20 nós e as ondas altas com forte vento onshore motivaram o Juíz de Prova Duncan Coombes a dar o início dos quartos de final da eliminatória individual da divisão de homens e das semifinais das senhoras.

O primeiro a classificar-se foi o jovem francês de 22 anos Thomas Traversa (Tabou / Gaastra),. Traversa travou uma batalha digna de nota, mas a série de saltos de Seadi’, como Push Tabletops e Air Chacho’s, foi suficiente para o levar à ribalta.
Victor Fernandez venceu esta prova e deixou Kauli Seadi em segundo lugar.

Josh Angulo não deixou dúvidas ao conquistar o terceiro lugar depois de derrotar Browne na final dos vencidos.

NA prova de senhoras, assistiu-se ao clássico confronto final entre karin Jaggi e Daida Moreno após a legendária suíça Jaggi ter vencido um encontro de alta qualidade contra a Campeã do Mundo de 2006, Iballa Moreno (North).
www.conquilha.com

KITESURF
João Fontainhas foi o vencedor da etapa principal do “Kiteboard Tour 2007 - Powered by Opel Astra Sport”, cuja primeira etapa teve lugar este fim-de-semana (2 e 3 de Junho) na Praia da Nova Vaga – Costa da Caparica.


Este rider, de Viana do Castelo, tem 27 anos, participou pela primeira vez em competições em 2006 e foi uma das boas surpresas do campeonato do ano passado, ficando em quarto lugar na última etapa do Kiteboard Tour 2006, que lhe garantiu o 7º lugar no ranking final.

Este atleta venceu ainda, na mesma competição, a prova Hang Time, tendo conseguido manter-se no ar, durante 6.35 segundos.

Ainda na categoria sénior, Nuno “Stru” Figueiredo terminou a etapa inaugural em 2º lugar, seguindo-se Gonçalo Gomes e Diogo Queimada, em 3º lugar ex-aequo.

Na categoria júnior, ficaram pontuados da mesma forma, Gonçalo Gomes, Danilo Nacarato e Paulino Pereira, uma vez que não foi possível terminar a double elimination.

Na single elimination, realizada no primeiro dia, Gonçalo Gomes tinha ficado em primeiro lugar, seguindo-se Paulino Pereira e Danilo Nacarato, em 2º e 3º lugares, respectivamente.

Depois da Costa da Caparica, seguem-se as etapas da Comporta, Viana do Castelo e Portimão, onde terá lugar a final, no fim-de-semana de 21 e 22 de Julho.

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]