terça-feira, 15 de maio de 2007

 

RUA-X 10 Maio 07

SURF
DIA 4 DO QUIKSILVER ISA WORLD JUNIOR CHAMPIONSHIPS
O 4º dia do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships mostrou que o surf é uma modalidade universal com espaço para novos talentos. Tiago Pires manifestou o seu apoio à Selecção Nacional, numa altura em que a competição entra numa fase decisiva.
Aproveitando as melhores condições de mar desde o início do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships, foram alguns dos atletas da categoria sub-16 que resolveram chamar para si todas as atenções. No dia em que começaram a ser afastados desta prova um número considerável de surfistas, as atenções recaíram sobre um japonês e um tahitiano. O primeiro, Kaito Ohashi, surpreendeu pela qualidade de surf apresentada nas repescagens, ainda para mais sendo originário de um país com pouca tradição nesta modalidade. O atleta de 16 anos revela que surfa desde os três anos: “O meu pai levava-me para dentro de água, punha-me em cima da prancha e empurrava. Foi assim que comecei a gostar de surf”, salientou o jovem que já sonha com a final.

Talvez inspirados pela presença de Tiago “Saca” Pires, o melhor surfista português e um dos melhores do Mundo, na Praia da Mata, os elementos da Selecção Nacional arrancaram para grandes exibições. A que mais se distinguiu foi a de Frederico Morais, que não deu quaisquer hipóteses à concorrência. Todavia, não foi o único a vencer o respectivo “heat”. Entre as atletas femininas, apenas Francisca Sousa foi eliminada da competição. Por fim, e nos sub-18, Filipe Pereira é o último resistente do quarteto luso.

Tiago Pires manifestou o seu apoio à Selecção Nacional, numa altura em que a competição entra numa fase decisiva. Saca foi medalha de prata neste mundiais em 1998 e desde então tem tido uma ascensão fulgurante. Hoje luta por um lugar ao sol entre os mais cotados profissionais da modalidade, enquanto espera a sua hora de entrar no WCT.

O Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships é transmitido em directo via internet no seguinte site:
http:// www.isasurf.org.

ROUND 1 CONCLUÍDO NO BILLABONG PRO EM TEAHUPOO
Com excepção de um atleta, todos os grandes nomes do Surf mundial passaram os seus heats nesta primeira fase do Billabong Pro Tahiti, fase essa disputada na noite de 6ª para Sábado, em ondas de cerca de 1,5m a 2m.
Os eternos favoritos Kelly Slater (EUA), Andy Irons (HAW), Mick Fanning (AUS) e Joel Parkinson (AUS) avançaram para o Round 3, enquanto Taj Burrow (AUS), que actualmente está empatado no topo do ranking com Mick Fanning, não teve a mesma sorte e terá de disputar o Round 2.

Burrow, que defrontou o wildcard brasileiro Bruno Santos e o rookie francês Jeremy Flores, terminou em segundo na bateria e terá agora de competir no round das repescagens para seguir em frente nesta 3ª etapa do ano do World Championship Tour.

Jeremy Flores foi um dos destaques do dia, uma vez que competia pela primeira vez na impressionante esquerda de Teahupoo e alcançou o terceiro score mais alto do evento até agora, empatado com o australiano Dean Morrison.

O melhor score e a melhor onda do dia pertenceram ao mesmo homem, claro está, Kelly Slater, actual campeão do mundo em título. A melhor onda foi um 9.50 e o melhor score um 18.17, num máximo de 20 pontos. Slater já venceu esta prova em 2000, 2003 e 2005, mas na época passada sofreu uma lesão nas costelas na meia final e teve de contentar-se com um 3º lugar. Na sua bateria inaugural, Slater deixou os seus adversários, Phil Macdonald e Manoa Drollet, a combinação.

LINK >> http://www.billabongpro.com

SURF REGIONAL
No passado dia 6 de Maio fez-se história na Universidade do Algarve. Concluiu-se a 3ª, e última, etapa do primeiro Circuito Universitário de Surf e Bodyboard do Algarve. Este circuito foi organizado pela SURFUNA, núcleo de actividades náuticas da Universidade do Algarve, e foi uma das actividades desportivas da XXII Semana Académica da Universidade do Algarve. Esta prova contou com atletas provenientes não só da Universidade do Algarve, mas também da Universidade de Lisboa, Universidade Lusófona de Lisboa e da Universidade de Beja.



Num excelente dia de sol na Praia de Vale de Figueiras (Algarve), com condições do mar bastante agradáveis para o Surf e Bodyboard, com ondas de média formação, entre o meio e 1 metro de tamanho.

BODYBOARD OPEN

Por volta das 11.30 entraram então os primeiros quatro atletas para iniciar os quartos de final de bodyboard. Vários atletas se destacaram nesta fase da prova, nomeadamente Luis Santos (muito a vontade nestas condições com bons rollos e 360´s). De salientar novamente a participação de atleta Janaína Sousa, ao participar na classe open de bodyboard, junto aos atletas masculinos, e que segue destacada na classe bodyboard feminino.
As meias-finais contou com uma leve melhoria das condições, numa disputa feroz para alcançar as finais, onde o fundamental era apanhar ondas com potencial. Nesta fase ficaram pelo caminho Sérgio Abreu e José Xavier (1ª meia final) e André Carlos e Luís Almeida (2ª meia final), apesar de terem feito boas ondas.


Nos 20 minutos da final, houve uma autêntica troca de lugares cimeiros. Fábio Matias manobrou muito bem nas esquerdas, ficando em 3 lugar enquanto Daniel Machado preferiu abordar algumas direitas em Dropknee, quedando-se pelo 4 lugar. Luís Santos faz duas ondas sólidas com rollos muito fortes e 360´s, o que o tornava favorito na final. No entanto, Ricardo Soares manteve-se muito calmo, com uma boa onda, faltando-lhe uma outra para ir para primeiro. Essa onda veio a poucos minutos do fim, levando-o à vitória da etapa e também à vitória do circuito!



SURF OPEN

A final foi disputada pelo já vencedor do circuito Bruno Cruz, por Manuel Mestre, por Pedro Dias e pela Catarina Frade, uma jovem estudante de Biologia da Universidade de Lisboa. A Catarina teve uma excelente prestação, e apesar de ter ficado em 4 lugar da final, levou para casa a admiração de todos na praia!!! A final iniciou-se com um Manuel Mestre muito forte, a apanhar 2 ondas iniciais que lhe chegou para dominar a final. Bruno Cruz nunca se encontrou muito bem com as ondas, quedando-se pelo 3 lugar. Pedro Dias arriscou bastante em algumas manobras, o que o levou ao 2 lugar. No entanto, fica-se com a sensação que poderia ter feito um pouco mais, já que Pedro é um típico free-surfer e quando deveria jogar seguro e completar manobras, arriscou sempre demais.

Depois da competição ainda houve tempo para fazer um free-surf com todos na agua (havia picos múltiplos para todos!), onde se trocaram pranchas, se dropinou tudo e todos e ninguém levou a mal e se riu muito. De caminho a Faro, todos tinham estavam felizes da vida!

A apresentação dos prémios da etapa e do circuito teve lugar já no recinto da Semana Académica, em Faro, onde Janaína Sousa (Bodyboard Feminino), Bruno Cruz (Surf Open) e Ricardo Soares (Bodyboard Open) levaram para casa os troféus do primeiro circuito de Bodyboard e Surf da Universidade do Algarve. Fez-se história!

RANKINGS FINAIS DO CIRCUITO SURFUNA 2006-07



BODYBOARD OPEN:

1º - Ricardo Soares - Universidade do Algarve/SURFUNA 2545 pontos (Campeão)

2º - Luís Pedro Santos – Universidade do Algarve/SURFUNA 2330 pontos

3º - Sérgio Abreu – Universidade do Algarve/SURFUNA 1980 pontos

3º - José Xavier – Universidade do Algarve/SURFUNA 1980 pontos



SURF OPEN:

1º - Bruno Cruz - Universidade do Algarve/SURFUNA 2545 pontos (Campeão)

2º - Pablo Manent - Universidade do Algarve/SURFUNA 1675 pontos

3º - Manuel Mestre – Universidade de Beja/SURFUNA 1610 pontos

4º - Marco Domingos – Universidade Lusófona/SURFUNA 1545 pontos



BODYBOARD FEMININO:

1º - Janaína Sousa - Universidade do Algarve/SURFUNA 3000 pontos (Campeã)

2º - Inês Rio – Universidade do Algarve/SURFUNA 860 pontos

3º - Cláudia Faustino – Universidade do Algarve/SURFUNA 730 pontos


SKIMBOARD
Show de skimboard na 2ª etapa do Circuito MATIX/SCS 2007

Realizou-se na passada terça-feira, dia 1 de Maio, a 2ª etapa do Circuito MATIX/SCS 2007 de Skimboard, na Praia da Lagoa de Albufeira. Esta prova de Skimboard foi antecipada, uma vez que na data da 4ª e última etapa existe uma sobreposição com uma prova internacional de Skimboard a ser realizada no nosso país.

Algum frio e tempo instável (que culminou num grande temporal assim que a prova acabou) impediram a presença de mais público na praia, que no entanto ainda se fez sentir no apoio aos seus atletas preferidos. As ondas rondaram o metro e meio, com vento on-shore, o que dificultou um pouco a vida aos skimboarders, tendo mesmo impedido a realização da final de Sub-14 devido à força dos quebra-côcos durante a maré cheia. As melhores condições para o skimboard verificaram-se na abertura da Lagoa ao oceano, onde as ondas que entravam pela Lagoa dentro (siders - termo técnico) fizeram as delícias dos skimboarders presentes na competição.

Na categoria Feminino, tivemos as protagonistas do costume: Maria Fontan e Maria Filipa Pinto "Pipa". Se na 1ª etapa a Pipa tinha levado a melhor, desta vez Maria Fontan "vingou-se" e venceu a prova com todo o mérito. No ranking actual as duas atletas estão empatadas, e certamente que se vai verificar uma disputa até ao final pelo título de Campeã do Circuito MATIX/SCS 2007 em Skimboard Feminino.

Na categoria Sub-16 o atleta Pedro Ribeiro apresentou-se em grande forma e venceu categoricamente o favorito Diogo Conceição, que mesmo assim lidera o ranking devido à sua vitória na 1ª etapa. Simão Pinto (ainda Sub-14) repetiu o 3º lugar da 1ª etapa e mostrou skimming suficiente para não deixar os dois primeiros classificados descansados.

Nos Sub-18 a vitória foi para Diogo Conceição, deixando o vencedor em Sub-16, Pedro Ribeiro, no 3º posto. Quem esteve na disputa pelo primeiro lugar foi Pedro Silva, que no entanto acabaria por ficar na 2º posição.

Na categoria Open assistiu-se a um óptimo espectáculo de Skimboard. Para infelicidade das hostes locais, Emanuel Embaixador "Mega", ficaria pelas meias finais, caindo aos pés de Hugo Santos e João Dinis. O quarteto finalista foi uma repetição da 1ª etapa, além de que os 3ºs e 4ºs classificados, Diogo Conceição e Mário Gomes também repetiram a sua classificação. A grande reviravolta verificou-se nos dois primeiros classificados: desta vez Hugo Santos puxou dos galões e venceu com todo o mérito, deixando João Dinis na 2ª posição. No ranking actual João Dinis e Hugo Santos estão empatados na 1ª posição, seguidos de Diogo Conceição (em 3º) e Mário Gomes (em 4º). Está assim tudo aberto até ao final do Circuito!

O site do SCS, em www.scs.pt terá muito em breve fotos e um vídeo desta prova! Já estão disponíveis as fotos da 1ª etapa, bem como o respectivo vídeo, que inclui acção inédita dentro d'água. Uma excelente reportagem da 1ª etapa também está disponível em http://www.hi-life.tv .

A próxima etapa do Circuito MATIX/SCS 2007 realiza-se nos dias 12 e 13 de Maio, e vai ser disputada em todas as modalidades (Surf, Bodyboard, Skimboard e Longboard).

SKATE
No passado dia 28 de Abril, no Skate Parque da Amadora e pelo 2º ano consecutivo, Francisco Lopez foi o vencedor da eliminatória portuguesa do Quiksilver Bowlriders.

França não deu hipótese e ganhou o passaporte para, mais uma vez, ir a Malmo, representar o nosso País, no Quiksilver Bowlriders, que se realiza na Suécia, de 7 a 10 de Junho. Para além do wildcard, que inclui viagem de avião e inscrição na prova, o França ganhou ainda material da marca e 150 euros de Prize Money.

Em 2º lugar, ficou o Ricardo Fonseca e em 3º João Sales. A 4ª posição foi ocupada por Nuno Cainço e a 5ª por Carlos Viegas.

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]