terça-feira, 29 de maio de 2007

 

RUA-X 24 Maio 07

Inaugurámos nesta emissão a colaboração de Ricardo Dores, jovem surfista e aluno do curso de Ciências da Comunicação da Ualg. Bem-vindo Ricardo!!!

AMBIENTE
PRAIAS DE SINTRA ALVO DE PROFUNDA RENOVAÇÃO

Limpeza dos areais, criação de novos equipamentos e sensibilização ambiental são algumas das novidades a ser implementadas já este Verão, no âmbito de uma profunda intervenção destinada a “transformar” as praias de Sintra em locais de referência turística.

O projecto de beneficiação das praias da Linha de Sintra, iniciado no ano passado, será colocado em prática já nas próximas semanas. A iniciativa, a cargo do Pelouro do Ambiente, tem um objectivo: aproveitar o potencial turístico de Sintra e a proximidade ao mar, para transformar as praias sintrenses num ponto de referência do Concelho.


Nesse sentido, desde de Janeiro que estão a ser preparados estudos e projectos para renovar e melhorar as praias da Linha de Sintra. Em simultâneo, a autarquia preparou o processo de candidatura de cinco praias (Adraga, Magoito, São Julião, Grande e Maçãs) ao Galardão Bandeira Azul (símbolo que identifica as praias portuguesas com qualidade ambiental).

Além de várias intervenções a nível de controlo de qualidade e melhoria de condições ambientais - que contam com a parceria das Juntas de Freguesia de Colares e São João das Lampas, bem como do Parque Natural Sintra-Cascais – será dada continuidade ao trabalho iniciado no Verão de 2006, com da melhoria dos equipamentos e apoios, com destaque para as praias de São Julião e Magoito.

No primeiro caso está em curso o processo de aquisição de terreno para a criação de um parque de estacionamento, de acordo com o projecto de beneficiação elaborado em 2006. No Magoito, por sua vez, será melhorado o caminho pedonal até ao apoio de praia, incluindo a recuperação da ponte.

Na Praia Pequena, por sua vez, será colocada uma vedação a delimitar toda a arriba, criação de um passeio de circulação pedonal com três zonas de estadia e ainda melhoria da rampa de acesso .

Na Praia da Adraga, onde está implementado o projecto “Praia Acessível”, a aposta da Câmara Municipal de Sintra incidirá na construção de uma zona de estadia entre a ribeira e a escada, através de uma plataforma que prolonga o pequeno passeio existente com o estacionamento.

Já na Praia Grande, o projecto da autarquia prevê um novo apoio de praia / balneários, que irá substituir o existente, com melhores condições e oferta de novos espaços.

Entretanto, os técnicos da Câmara Municipal de Sintra vão efectuar, em breve, um levantamento geológico do solo, com vista a melhorar as condições de segurança das arribas, por forma a detectar eventuais situações de perigosidade ou risco.
(www.cm-sintra.pt)


INDONÉSIA: ONDAS GIGANTES FAZEM 5 MIL DESLOCADOS
Cerca de 5 mil pessoas foram retiradas ou abandonaram as suas casas na sequência das ondas gigantes que desde a semana passada atingem as ilhas de Java, Bali e Sumatra, e que destruíram cerca de 700 imóveis, refere a Efe, citando a imprensa local.

De acordo com a Agência Meteorológica e de Geofísica da Indonésia, a intensidade das ondas diminuiu, mas continuarão perigosas por mais uma semana. Por causa disso, o número de pessoas que deixam as suas casas pode aumentar. As ondas gigantes são geradas pelos fortes ventos do Oceano Índico, fenómeno ligado à maré lunar.

As autoridades da ilha de Java pediram ao governo federal a instalação imediata de um sistema para alertar contra tsunamis no litoral. Java é a região mais prejudicada até agora - já são 1.500 pessoas desalojadas e 3.000 casas destruídas. Numa praia da ilha, as ondas chegam a dez metros de altura. Em Sumatra, há 2.500 desalojados. A área mais afectada é a ilha de Java, com 1.500 evacuados e 300 casas destruídas.

Já na Ilha de Nias ao largo de Sumatra a situação encontra-se estável na baia de Lagundri Bay onde quebra a famosa direita de Nias. Em conversa com o Surfista Local Raffiel que possui uma pequena pousada para surfistas disse à Surftotal que as ondas chegaram a atingir os 12 pés e apenas alguns surfistas australianos mais ousados entraram na água.

Bali, o principal centro turístico do país, também foi afectado, especialmente Kuta, um destino de eleição para os surfistas. Um deles desobedeceu à proibição de entrar no mar e teve que ser resgatado pelos salva-vidas.
(www.surftotal.com)

SURF
Nacional

2ª ETAPA NACIONAL DE SURF

Decorreu no passado dia 21, na praia de São Torpes, a 2a etapa do Campeonato Nacional de Surf.
A etapa que se realiza mais a sul, decorreu em ondas entre um metro e um metro e
meio, que entraram durante todo o dia em São Torpes, para delícia dos surfistas e
de todos aqueles que assistiam à prova na praia.
O vencedor desta prova foi Justin Mujica, quando o favorito era o actual líder do
ranking mundial do WQS, Tiago Pires. Justin Mujica vindo da 1a fase, chegou à final depois de vencer a meia final contra João Guedes, que ficou no 3o lugar, ex-aequo com Tiago Pires.
Durante a final Paulo Rodrigues escolheu mal as ondas, o que permitiu que Justin,
realiza-se uma pontuação elevada, garantindo a vitória.
O favorito para esta etapa foi derrotado numa meia final completamente dominada
por Paulo Rodrigues, que não deu espaço de manobra a Tiago Pires.
Contudo, as condições do mar estavam muito boas e o líder do circuito mundial
WQS, fez questão de demonstrar porque é considerado o melhor surfista português
de todos os tempos - fez três ondas acima dos 9 pontos, e um score total que há
muito tempo não se via num campeonato nacional, 19.37 em 20 pontos possíveis!


2ª ETAPA DO CIRCUITO MATIX/SCS - Surf, Bodyboard e Skimboard
Realizou-se no passado fim-de-semana, dias 12 e 13 de Maio, a 2ª etapa do Circuito MATIX/SCS 2007 de Surf e Bodyboard (3ª etapa de Skimboard), na Praia da Lagoa de Albufeira. Os atletas compareceram novamente em grande número nesta prova, que contou com 150 inscritos.

No primeiro dia de competição foram realizadas as baterias de Bodyboard e Skimboard. As ondas apresentaram-se com meio metro de altura, bem formadas pela manhã devido ao vento off-shore, embora durante a tarde o vento de mar tenha marcado presença e estragado um pouco as condições.

As categorias de Surf foram disputadas no 2º dia de competição, que contou com ondas entre um metro de manhã, a dois metros no final do dia. Infelizmente o vento on-shore fez-se sentir durante todo o dia, pelo que as condições não foram as melhores, embora perfeitamente surfáveis.

No Skimboard o destaque vai para a vitória de Hugo Santos na categoria Open, ao vencer novamente uma etapa do Circuito MATIX. Hugo Santos lidera o ranking e é agora o grande candidato à vitória final. No Feminino a vitória de Maria Fontan obriga a sua adversária directa Maria Pinto "Pipa" a vencer a última etapa para ter hipóteses de alcançar o primeiro lugar no ranking 2007.

No Bodyboard, e na categoria Open, Gastão Entrudo voltou a participar vindo de uma lesão, e venceu a prova. No Feminino a vitória coube novamente a Marta Fernandes, que impôs o seu nível de bodyboard às suas adversárias, e é cada vez mais a grande favorita à vitória final do Circuito. Marta Fernandes surpreendeu tudo e todos ao vencer também a categoria Sub-18.

A modalidade de Surf foi a que contou com mais inscritos: 73 atletas compareceram à chamada. Na categoria Open, o atleta brasileiro Ivo Anselmo voltou a competir no Circuito MATIX, repetindo uma vitória de 2006, entrado assim na corrida pelo título de Campeão. No Feminino as atletas não se fizeram rogadas e enfrentaram as difíceis condições que se faziam sentir; a vencedora, Carolina Guerreiro, foi a atleta que mais se atirou, acabando dessa forma como uma justa vencedora.
A próxima etapa do Circuito MATIX/SCS 2007 será realizada dentro de duas semanas, nos dias 26 e 27 de Maio.
Toda a info em www.scs.pt


KITESURF
Europeu de kitesurf
O bi-campeão nacional júnior de kitesurf, Gonçalo Gomes, conquistou recentemente um brilhante terceiro lugar no campeonato europeu da sua categoria, realizado em França. O atleta WindCatchers.org, patrocinado pela StruSurfShop.com e Best Kiteboarding, foi terceiro na competição principal, de Freestyle, e ainda conseguiu uma brilhante vitória na vertente de Big Air! Parabéns ao Gonçalo pelo resultado, que coloca o kitesurf nacional em evidência na Europa.
(www.zonaradical.pt)


SKATE
A TransWorld Skateboarding acaba de anunciar os nomeados para os Skateboarding Awards. Os prémios vão ser entregues a 7 de Junho, numa mega-festa em Hollywood, onde Jason Lee e Chris Pastras serão anfitriões.

Esta iniciativa da TransWorld pretende homenagear os melhores skaters, a nível mundial, nas seguintes categorias: Best Rookie, Best Street Skater, Best Vert Skater, Best Team, Best Video, Best Video Part, Readers’ Choice e Legend Award. Os nomeados são escolhidos pelos votos dos leitores da revista, numa lista com mais de 150 skaters de todo o Mundo.


Esta 9ª edição dos Skateboarding Awards é também a comemoração dos 25 anos da TransWorld Skateboarding, sem dúvida, uma revista de referência em todo o Mundo. Para celebrar a ocasião, a TransWorld vai apresentar um vídeo com diversos clips e fotos que ilustram os últimos 25 anos do skate, sob o tema «skate and create».

E os nomeados deste ano para o TransWorld SkateBoarding Awards são:

BEST ROOKIE
Jake Duncombe
Tommy Sandoval
Braydon Szafranski

BEST STREET SKATER
Mark Appleyard
Nick Dompierre
Jerry Hsu

BEST VERT SKATER
Bob Burnquist
Colin McKay
Danny Way

BEST TEAM
Enjoi
Flip
Girl

BEST VIDEO
Bag Of Suck
Krooked Kronichles
A Time To Shine

BEST VIDEO PART
Dan Drehobl, Krooked Kronichles
Jerry Hsu, Bag Of Suck
Nick Trapasso, Suffer The Joy

READERS’ CHOICE
Chris Cole
Chris Haslam
Jerry Hsu

TWS LEGEND
Lance Mountain
(www.radicalskateclube.com)



BTT
Lisboa Downtown

Steve Peat vence pela 6ª vez consecutiva

O inglês da equipa Santa Cruz Syndicate é o rei do Lisboa Downtown 2007! Steve Peat ocupou pela 6ª vez o trono vermelho que todos os atletas desejam ocupar. O rider defendeu da melhor maneira o título e bateu o tempo do ano passado.

A cidade de Lisboa recebeu pela 8ª vez os melhores atletas do mundo de downhill urbano. Contou ainda com uma presença marcante, Rubens Barrichello, atleta da equipa Honda Racing F1 Team que veio até Alfama apoiar os seus colegas de marca. O público compareceu desde cedo no Largo do Terreiro do Trigo. Os amantes do downhill não quiseram faltar à prova que enche as ruas do Castelo de S. Jorge até ao Largo do Terreiro do Trigo.

A prova teve início às 14h00, com as meias-finais. Como sempre as senhoras deram início ao Lisboa Downtown, com a participação de 12 atletas, entre elas as portuguesas Aurea Agostinho e Margarida Algarve. O melhor tempo foi da inglesa Helen Gaskell com 1:56, que controlou sempre a bicicleta. Logo de seguida desceram os 35 bikers masculinos. Os olhos estavam postos no inglês Steve Peat, que mais uma vez mostrou o seu talento com o tempo de 1:42.

Depois de um intervalo de uma hora, onde foi possível entrevistar o piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichelo, as atenções concentraram-se na final. Milhares de pessoas encheram rapidamente os melhores spots do percurso, para assistir aos saltos mais arrojados dos atletas. A curiosidade em saber se Peat mantinha a coroa do Lisboa Downtown era grande e o público esteve até ao último segundo concentrado no salto final. Surpresa para uns, para outros nem por isso, Steve Peat consagrou-se vencedor pela 6ª vez consecutiva, com um tempo de 1:39. O melhor português foi Cláudio Loureiro, que defendeu o downhill nacional da melhor maneira com um tempo de 1:43. O prize money total foi de 20 mil euros. Steve Peat ganhou um automóvel Kia Picanto entregue por José Saval, representante da Kia Portugal.

No feminino a melhor atleta foi Sabrina Jonnier, que chegou ao final em 1:54. Com uma run bastante agressiva, a rider francesa fez vibrar o público. A melhor atleta nacional foi Aurea Agostinho, com 2:13, que se destacou pela sua coragem ao completar todos os saltos.


O Lisboa Downtown foi mais uma vez um sucesso e confirmou que Alfama é o bairro oficial do downhill urbano. Ano para ano o evento ganha cada vez mais fãs e o espectáculo é cada vez melhor. Velocidade, acção e adrenalina regressam às ruas de Alfama em 2008!

(Maria Corrêa d'Almeida - Extreme Sport Channel/www.infobtt.com)


BMX FREESTYLE

O campeão nacional em título de BMX freestyle, Daniel Serra, recentemente entrevistado aqui na Zona Radical, venceu a categoria profissional da primeira etapa do circuito deste ano, disputada no fim-de-semana de 19 e 20 de Maio, no excelente skate parque de Ferreira do Alentejo. Em frente à multidão que apareceu para ver a prova, Daniel mostrou porque é actualmente um dos melhores bikers europeus, deixando outro grande talento, Pedro Seca, na segunda posição e David Lourenço na terceira. Na categoria amadora, a vitória foi para Gonçalo Cruz e nos Iniciados o primeiro classificado foi João Carmo. A segunda etapa realiza-se na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, dias 20 e 21 de Julho.
(www.zonaradical.pt)

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]