segunda-feira, 30 de abril de 2007

 

RUA-X 26 abril 2007

SURF – SÓ MÁS NOTÍCIAS
O segundo dia do O’Neill Highland Open começou com a eliminação do líder do ranking WQS, o surfista português Tiago “Saca” Pires.
Saca disputou o 1º heat da segunda fase do evento e, teoricamente tinha 2 adversários bastante acessíveis, o escocês Chris Noble e o britânico Johnny Fryer, sendo o americano Dane Reynolds o mais cotado do seu heat.
Com este resultado Saca perderá certamente a liderança do circuito mas continua em excelente posição e com muita provas pela frente para garantir a vaga no WCT.

Após a surpreendente eliminação de Tiago “Saca” Pires aguardava-se a prestação de Justin Mujica para saber se o O’Neill Highland Open continuaria a ter representantes lusos.
Justin que regressou à competição precisamente neste evento do seu principal patrocinador, venceu o 1º heat que disputou e viu o australiano Luke Munro roubar-lhe a possibilidade de passar mais uma ronda a 1 minuto do final do heat.

Dos 3 heats do Round 2 do WQS O’Neill Highland Open em que participavam surfistas portugueses ou residentes em Portugal, todos foram decididos de uma forma negativa para os “nossos” surfistas nos últimos segundos.

Sendo assim, Marlon Lipke, o surfista luso-germânico residente no algarve, viu-se relegado para 3º lugar a 30 segundos do fim, atrás do francês Jean Etienne e do brasileiro Odirlei Coutinho, ficando também pelo caminho nesta prova. (www.ondasurf.com)

Primeira etapa Nacional Pro Júnior
Nicolau Von Rupp e Francisca Pereira dos Santos voltaram a fazer a dobradinha para a Quiksilver, na primeira etapa do Campeonato Nacional Pro Júnior de Surf, o Ericeira Surf Shop B! Pro. A prova realizou-se nos dias 21 e 22 de Abril, na Praia da Barra, em Aveiro, com boas ondas de 0.5m a 1m, e marcou o regresso dos melhores atletas nacionais sub-20 à única competição que fazem em conjunto. Nicolau, que fez a prova desde a primeira fase, uma vez que não competiu neste circuito em 2006, deixou o feliz algarvio Leo Belime na segunda posição, o concentrado César Rosa na terceira e o campeão nacional em título, Frederico Morais, na quarta. Já Francisca, voltou a fazer a dobradinha com a sua amiga Margarida Guerra, que terminou no segundo lugar (o mesmo tinha acontecido no Nacional Open, uma semana antes!), deixando Ana Penha e Costa no terceiro posto e Raquel Sampaio no quarto lugar, a estrear-se nas finais.
(www.zonaradical.pt)


BODYBOARD
Decorreu nos dias 20, 21 e 22 de Abril a 2ª etapa do Sumol Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças, organizada pelo Clube Naval Povoense (CNP) e pela Federação Portuguesa de Surf (FPS).

A prova contou com 87 atletas inscritos, distribuídos pelos escalões Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-18 Feminino.

As condições de mar durante os três dias não permitiram que a prova se realizasse na praia de Póvoa de Varzim, tendo a organização montado uma estrutura alternativa na praia de Aguçadoura, alguns quilómetros a norte. As ondas oscilaram entre o meio a um metro, com boa formação e pouco vento.

Tiago Silva foi um dos destaques da prova ao arrecadar o primeiro lugar na categoria Sub-18, bem como o prémio para a melhor onda do evento, com 9.5 pontos em 10 possíveis, obtidos na sua bateria dos quartos de final. Miguel Adão por sua vez recebeu o prémio de atleta mais novo em prova.

No final a satisfação com o desenrolar da prova era visível, abrindo boas perspectivas para futuras provas de Bodyboard na Póvoa de Varzim.
(www.ondasurf.com)


ECOLOGIA

Os mais de 20 mergulhadores voluntários que participaram, no fim-de-semana, numa acção de limpeza subaquática, recolheram 80 quilos de lixo no recife natural Cabeço do Robalo, ao largo da Praia de Faro.

Além dos 80 quilos de lixo, foram ainda recolhidos 8 quilos de chumbos de pesca, sacos de plástico, garrafas de vidro e perto de 210 metros de rede, disse Fátima Noronha, da empresa farense Hidrospaço, que organizou a limpeza, ao «Correio da Manhã».

A acção de limpeza promovida em Faro integra-se no âmbito do Projecto AWARE.

O Projecto AWARE (http://www.projectaware.org), em parceria com os organizadores e voluntários do Dia de Mergulho pela Terra, concentra as atenções nas zonas costeiras, rios, lagos e ambientes marinhos que precisem de protecção.

O Dia da Terra teve lugar pela primeira vez a 22 de Abril de 1970 nos Estados Unidos da América, procurando chamar a atenção a nível global para os problemas ambientais.

No 30º aniversário, o Projecto AWARE começou a ajudar a organizar voluntários de mergulho de forma a colocar os assuntos relacionados com ambientes aquáticos no “mapa” do Dia da Terra.

Desde então, em Abril, milhares de mergulhadores em mais de 115 países em todo o mundo, contribuem para ajudar a proteger os ambientes aquáticos e na educação ambiental das populações locais.
(www.ondasurf.com)

SKATE
Mais uma boa prestação de Ruben Rodrigues, lá por fora. Desta vez foi um excelente 4º lugar na Bélgica, no Adio Rock Zumiez.

A prova decorreu nos dias 20, 21 e 22 de Abril, no Skate Parque de Zumiez, Bélgica. A representar Portugal esteve, para além do Rúben, o Gamito, o Karsten, o Belz, o Serpente e a Rita.

O Gamito e o Karsten conseguiram passar as Semifinais em 13º e 14º lugar. Pior sorte teve Belz, ainda a ressentir-se da sua última lesão no pé, Rita e Serpente, que não conseguiram o apuramento.

O grande vencedor da prova foi um ilustre desconhecido, de seu nome Fries Taillieu, skater local. o 2º lugar foi para Axel Cruysberhgs e o 3º para o holandês Rob Maatman.

Parabéns a todos e em especial ao «nosso» Ruben Rodrigues. (www.radicalskateclube.com)

BTT ALTE
A edição deste ano da Maratona/Passeio BTT Alte teve a participação de cerca de 1600 pessoas. Melhores do país estiveram presentes.

Em simultâneo com a Maratona/Passeio BTT Alte decorreu, pela primeira vez, a 3ª Prova da Taça de Portugal de XCM (Cross Country Marathon), numa iniciativa da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo. Esta prova teve a respeitável extensão de 73km, enquanto que os passeios recreativos tiveram as opções de 15, 26, 48 ou os mesmos 73 km da maratona. No final um belo almoço convívio aguardava todos os participantes.

A organização, a cargo da Escola Profissional de Alte, disponibilizou aos interessados, como alternativa ao BTT, um passeio pedestre guiado pela aldeia e zona circundante, com a duração aproximada de duas horas.

Parte das receitas das inscrições vai reverter para a compra de equipamento ergonómico para o Lar de Alte e a aquisição de equipamento médico de diagnóstico para o Centro de Ciclismo de Loulé.

(RUA-X / Observatório do Algarve)

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]